MODELOS ESTRATÉGICOS NO SETOR AÉREO

lições sobre a sustentabilidade da vantagem competitiva

Autores

Palavras-chave:

Estratégia competitiva; transporte aéreo; liderança em custos; diferenciação; vantagem sustentável.

Resumo

O setor de transporte aéreo é altamente competitivo e dinâmico, exigindo das companhias aéreas estratégias bem definidas para garantir vantagem sustentável. Modelos de negócios distintos coexistem no setor, variando entre estratégias baseadas na liderança em custos, diferenciação ou abordagens híbridas. No entanto, a literatura ainda debate se a combinação de estratégias divergentes é viável ou se leva a posicionamentos inconsistentes e ineficazes. Diante desse contexto, este estudo objetiva analisar como diferentes abordagens estratégicas impactam a competitividade e a sustentabilidade das empresas no setor aéreo. A pesquisa investiga três casos emblemáticos: Southwest Airlines, Continental Airlines e Singapore Airlines. A Southwest Airlines consolidou-se por meio de um modelo de baixo custo altamente eficiente, enquanto a Continental Airlines fracassou ao tentar combinar serviços tradicionais e low-cost. Em contraste, a Singapore Airlines desafia a visão tradicional ao integrar diferenciação e eficiência operacional com sucesso. O estudo adota uma abordagem qualitativa, descritiva e indutiva, com levantamento de fontes secundárias e análise baseada em proposições teóricas. Os achados evidenciam que a coerência entre estratégia, estrutura e cultura organizacional é fundamental para a sustentabilidade da vantagem competitiva no setor. Ao fornecer um olhar crítico sobre modelos estratégicos na aviação comercial, este artigo contribui tanto para o meio acadêmico quanto para gestores do setor, auxiliando na formulação de estratégias mais eficazes.

Referências

BOWMAN, Mary Jean. 6: Learning and Earning in the Postschool Years. Review of Research in Education, v. 2, n. 1, p. 202-244, 1974. Disponível em: https://doi.org/10.3102/0091732X002001202. Acesso em: 19 fev. 2024.

CLAUSEWITZ, Carl von. On War. Princeton: Princeton University Press, 1976.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

GLUECK, William F. Business Policy and Strategic Management. 3. ed. Michigan: McGraw-Hill, 1980.

HAMEL, Gary; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. 11. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

Heracleous, Loizos; Wirtz, Jochen. Strategy and organization at Singapore Airlines: Achieving sustainable advantage through dual strategy. Journal of Air Transport Management, v.15, p. 274–279, 2009. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0969699708001580. Acesso em: 16 fev. 2025.

HOFER, Charles W.; SCHENDEL, Dan. Strategy Formulation: analytical concepts. Eagan: West Group, 1978.

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MINTZBERG, Henry. Cinco Ps para estratégia. In: MINTZBERG, Henry; LAMPEL, Joseph; QUINN, James Brian; GHOSHAL, Sumantra. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

MINTZBERG, Henry; LAMPEL, Joseph. Reflexão sobre o processo estratégico. In: MINTZBERG, Henry; LAMPEL, Joseph; QUINN, James Brian; GHOSHAL, Sumantra. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

NEUMANN, John von; MORGENSTERN, Oskar. Theory of Games and Economic Behavior. Princeton: Princeton University Press, 1944.

PORTER, Michael E. What is strategy. HBR: Harvard Business Review, nov./dec. 1996.

ROCHA-DOS-SANTOS, Welington José. O alinhamento estratégico da tecnologia da informação na administração pública: o caso Araraquara. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2009. 200 p. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/99000/santos_wjr_me_arafcl_prot.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 12 set. 2020.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 1999.

SINGAPORE AIRLINES. Financial Results. Disponível em: https://www.singaporeair.com/pt_BR/br/about-us/information-for-investors/financial-results/. Acesso em: 16 fev. 2025.

SOUTHWEST NEWSROOM. Southwest Airlines Reports Fourth Quarter and Full Year 2024 Results. Disponível em: https://www.swamedia.com/news-and-stories/news-release/southwest-airlines-reports-fourth-quarter-and-full-year-2024-results-MCK6IFVQNCVFEONDT52R3ZJV3P6Q?. Acesso em: 16 fev. 2025.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986.

THOMPSON, James D. Organizations in action: Social science bases of administrative theory. Michigan: McGraw-Hill, 1967.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2025-02-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ROCHA DOS SANTOS, Welington J. MODELOS ESTRATÉGICOS NO SETOR AÉREO: : lições sobre a sustentabilidade da vantagem competitiva. EJ News, [S. l.], v. 1, n. 1, 2025. Disponível em: https://ejnews.ej.edu.br/ej/article/view/7. Acesso em: 14 mar. 2025.