COMPREENDENDO O WAAS e o LPV:
os benefícios do Wide Area Augmentation System
DOI:
https://doi.org/10.63656/1dfs2c88Palavras-chave:
Procedimentos, Precisão, Benefícios, Infraestrutura, GPSResumo
Tomando-se a ótica da aviação comercial brasileira, a Navegação de Área (Area Navigation – RNAV) é o principal meio de navegação da atualidade nas operações de transporte aéreo regular no Brasil, por conta de ser um sistema de baixo custo de manutenção e de fácil implementação em diversos aeroportos do país. Nesse sentido, o conceito de Navegação Baseada em Performance (Performance Based Navigation – PBN), diferencia as especificações de navegação das aeronaves de acordo com a sua performance de Navgeação de Área; entre aquelas que operam somente RNAV e as que operam com a Performance de Navegação Requerida (Required Navigation Performance – RNP), esta que está em uso hoje no Brasil. Partindo do princípio da mitigação de erros inerentes ao uso do Sistema de Posicionamento Global (Global Positioning System – GPS) em aeroportos onde a operação necessite de mais precisão, seja por meteorologia ou pelo relevo no entorno, o Brasil buscou maneiras de realizar as correções de tais erros a partir de sistemas de aumento de sinais GPS, estes já existentes nos Estados Unidos, como o Sistema de Aumento Baseado em Solo (Ground Based Augmentation System – GBAS). Porém em 2018 esse projeto brasileiro de implantação do GBAS foi interrompido. Nesse sentido esse artigo irá tratar da possibilidade da utilização de outro tipo de aumento de precisão dos sinais GPS, o Sistema de Aumento em Área Ampla (Wide Area Augmentation System – WAAS) e seus benefícios para a operação.
Referências
AGUIAR, Claudinei Rodrigues de. GRADE IONOSFÉRICA PARA APLICAÇÕES EM POSICIONAMENTO E NAVEGAÇÃO COM GNSS. 2010. 254 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências Cartográficas, Universidade do Estado de São Paulo, Presidente Prudente, 2010.
BELLEI, Leandro Napoli. O Sistema WAAS E a Estimação Do Atraso Ionosférico No Sinal GPS. 2006. Disponível em: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=275. Acesso em: 20 set. 2024.
BERTAGLIA, Rodrigo. Modernização dos Sistemas de Navegação Aérea no Brasil e Seus Benefícios para Aviação Geral. 2021. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Aeronáuticas, Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça, 2021.
BIDINOTTO, Jorge Henrique; CESARINO, Yuri. Princípios de Aviônica e Navegação Capítulo 3 - Pouso por Instrumentos. 2017. 27 f. Curso de Engenharia Aeronáutica, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2017.
BIDINOTTO, Jorge Henrique; MORAES, Marcus Vinicius Pereira de. Princípios de Aviônica e Navegação Capítulo 6 - Navegação via Satélite. 2017. 31 f. Curso de Engenharia Aeronáutica, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2017.
BRAGA, Lucas Cunha; SILVA, Tammyse Araújo da. ILS CAT III no Brasil: Custo-benefício de Instalação no Brasil. 2019. 10 f. Curso de Ciências Aeronáuticas, Pontifícia Universidade Católica, Goiânia, 2019.
BRASIL. DEPARTAMENTO DE CONTOLE DO ESPAÇO AÉREO. DECEA e FAA debatem os impactos da ionosfera para a operacionalização do GBAS no Brasil. 2018. Disponível em: https://www.decea.mil.br/?i=midia-e-informacao&p=pg_noticia&materia=decea-e-faa-debatem-os-impactos-da-ionosfera-para-a-operacionalizacao-do-gbas-no-brasil. Acesso em: 11 set. 2024.
BRUCEAIR. How is an LPV Glidepath Created? 2022. Disponível em: https://bruceair.wordpress.com/2022/03/19/how-is-an-lpv-glidepath-created/. Acesso em: 22 set. 2024.
CANADÁ. NAV CANADA. Challenges during localizer performance with vertical guidance (LPV) approach procedures. Disponível em: https://tc.canada.ca/en/aviation/publications/aviation-safety-letter/issue-1-2023/challenges-during-localizer-performance-vertical-guidance-lpv-approach-procedures#. Acesso em: 10 out. 2024.
ESTADOS UNIDOS. FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION. 1996 Federal Radionavigational Plan. Springfield, 1996.
ESTADOS UNIDOS. FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION. Automatic Dependent Surveillance - Broadcast (ADS-B). Disponível em: https://www.faa.gov/about/office_org/headquarters_offices/avs/offices/afx/afs/afs400/afs410/ads-b. Acesso em: 22 set. 2024.
ESTADOS UNIDOS. Carlos Rodriguez. Federal Aviation Administration (org.). Wide Area Augmentation System (WAAS) Update. [S. L.]: Waas Program Overview, 2016. 31 slides, color.ESTADOS UNIDOS. NAVAL AVIATION SCHOOLS COMMAND. Introduction to Air Navigation. Pensacola, 2017.
ESTADOS UNIDOS. FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION. Satellite Navigation - WAAS - Benefits. 2024. Disponível em: https://www.faa.gov/about/office_org/headquarters_offices/ato/service_units/techops/navservices/gnss/waas/benefits. Acesso em: 11 set. 2024.
ESTADOS UNIDOS. FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION. Satellite Navigation - WAAS - How It Works. 2024. Disponível em:
https://www.faa.gov/about/office_org/headquarters_offices/ato/service_units/techops/navservices/gnss/waas/howitworks. Acesso em: 11 set. 2024.
ESTADOS UNIDOS. FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION. . Satellite Navigation - WAAS - News. 2024. Disponível em:
https://www.faa.gov/about/office_org/headquarters_offices/ato/service_units/techops/navservices/gnss/waas/news. Acesso em: 22 set. 2024.
ESTADOS UNIDOS. FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION. Supplemental Type Certificates. Disponível em: https://www.faa.gov/aircraft/air_cert/design_approvals/stc. Acesso em: 20 out. 2024.
ESTADOS UNIDOS. FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION. Satellite Navigation - Wide Area Augmentation System (WAAS). 2023. Disponível em: https://www.faa.gov/about/office_org/headquarters_offices/ato/service_units/techops/navservices/gnss/waas. Acesso em: 11 set. 2024.
ESTADOS UNIDOS. FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION. WAAS Terms and Definitions. Disponível em: https://www.nstb.tc.faa.gov/DisplayDefinitions.htm. Acesso em: 11 set. 2024.
ESTADOS UNIDOS. GLOBAL POSITIONING SYSTEM. Global Positioning System Standard Positioning Service Performance Standard. Washington, 2020.
ESTADOS UNIDOS. NATIONAL AIR AND SPACE AGENCY. How Does GPS Work? Disponível em: https://spaceplace.nasa.gov/gps/en/. Acesso em: 21 out. 2024.
EUROPEAN SPACE AGENCY. GPS Signal Plan. Disponível em: https://gssc.esa.int/navipedia/index.php/GPS_Signal_Plan. Acesso em: 22 set. 2024.
EUROPEAN SPACE AGENCY. WAAS Architecture. Disponível em: https://gssc.esa.int/navipedia/index.php?title=WAAS_Architecture. Acesso em: 11 set. 2024.
EUROPEAN SPACE AGENCY. WAAS Performances. Disponível em: https://gssc.esa.int/navipedia/index.php/WAAS_Performances. Acesso em: 22 set. 2024
EXAME. Aeroportos brasileiros fecharam 1.804 vezes em 2012. Disponível em: https://exame.com/ciencia/aeroportos-fecharam-1-804-vezes-em-2012/. Acesso em: 22 out. 2024.
GARMIN. What is WAAS? Disponível em: https://www.garmin.com/en-US/aboutgps/waas/. Acesso em: 11 set. 2024.
GIOVANINI, Adenilson. SBAS: o que é e para que serve? Disponível em: https://adenilsongiovanini.com.br/blog/sbas-o-que-e-e-para-que-serve/. Acesso em: 11 set. 2024.GPS. Augmentation System. Disponível em: https://www.gps.gov/systems/augmentations/. Acesso em: 21 out. 2024.
GRIFFITH, Cheryl. PECK, Stephen. DIAMOND, Peter. WAAS Network Time Performance Using WRS Data, Proceedings of the 31th Annual Precise Time and Time Interval Systems and Applications Meeting. Dana Point, California, Dezembro, 1999, pp. 161-172.
HONEYWELL. The Benefits of LPV Approach Operations for the Airline Operator. Phoenix: Honeywell, 2019. Color.
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Annex 6 – Operation of Aircraft, 2018.
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Seventeenth Meeting of the CAR/SAM Regional Planning and Implementation
Group. Disponível em: https://www.icao.int/SAM/Pages/GREPECAS17.aspx. Acesso em: 22 set. 2024.
KLEPCZYNSKI, William. FENTON, Pat. POWERS, Ed. Time Distribution Capabilities of the Wide Area Augmentation System (WAAS), Proceedings of the 33th Annual Precise Time and Time Interval Systems and Applications Meeting. Long Beach, California, Novembro, 2001, pp. 111-120.
LEE, Jiyun. GPS-Based Aircraft Landing Systems with Enhanced Performance: Beyond Accuracy. 2005. 162 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Filosofia, Stanford University, Stanford, 2005.
MARINHO, Daniel. GBAS: Pouso de Precisão. 2013. Disponível em: https://www.jo.eng.br/index.php/118-news/latest-news/268-gbas-pouso-de-precisao. Acesso em: 11 set. 2024.
MARINI-PEREIRA, Leonardo; PULLEN, Sam P.; MORAES, Alison de Oliveira. Reexamining Low-Latitude Ionospheric Error Bounds: An SBAS Approach for Brazil. IEEE Transactions On Aerospace And Electronic Systems. [S. L.], p. 674-689. out. 2020. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/9219183/authors#authors. Acesso em: 22 set. 2024.
MONICO, J. F. Posicionamento pelo GNSS: Descrição, fundamentos e aplicações. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP. 2008.
NEVES, Gabriel Cavalcanti. Procedimentos de Aproximação e o Conceito de Aproximação Estabilizada. 2020. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Aeronáuticas, Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça, 2020.
PEREIRA, L. M. O estado da arte do uso do GNSS na aviação civil e os desafios futuros, 2016. Disponível em: http://docplayer.com.br/14388757-O-estado-da-arte-do-uso-do-gnss-na-aviacao-civil-e-os-desafios-futuros.html. Acesso em: 11 set. 2024.
PEREIRA, Vinícius Amadeu Stuani. Investigação da Usabilidade do GBAS no Brasil. 2018. 305 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências Cartográficas, Unesp – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2018.
PINHO, Larissa Moreira. Uso do GNSS na Aviação Civil: Avalização de Diferentes Estratégias de Processamento nas Fases de Navegação, Aproximação e Pouso das Aeronaves. 2021. 107 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Universidade Federal do Paraná,
Curitiba, 2021.SATNAV NEWS. Estados Unidos: Federal Aviation Administration, v. 78, 2024. Disponível em: https://www.faa.gov/sites/faa.gov/files/SatNavNews_vol78_Summer_2024_Final.pdf. Acesso em: 22 set. 2024.
SCHEMPP, Tim. WAAS Development Changes Since Commissioning. Seoul: Raytheon, 2019. Color.
STANFORD UNIVERSITY (org.). Development of Satellite Navigation for Aviation. Stanford: Stanford University, 2009.
STANFORD UNIVERSITY (org.). Maximizing Aviation Benefits from Satellite Navigation. Stanford: Stanford University, 2012.
WALTER, Todd; SHALLBERG, Karl; ALTSHULER, Eric; WANNER, William; HUGHES, William J.; HARRIS, Chris; STIMMLER, Robert. WAAS at 15. Stanford: Raytheon, 2018. 21 p.
WIKIPEDIA. Wide Area Augmentation System. 2024. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Wide_Area_Augmentation_System#Timeline. Acesso em: 22 set. 2024.