A CONTRIBUIÇÃO DE MARIA MONTESSORI PARA A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.63656/0wsc3r95Palavras-chave:
Método; Montessori; Escola; CriançaResumo
O presente estudo tem como objetivo relatar a contribuição de Maria Montessori para o processo de esnino e aprendizagem. Destaca-se que Maria Montessori foi uma médica que dedicou-se à educação, seus estudos iniciais envolviam crianças com necessidades especiais. Ela criou um método de ensino que também recebeu influências de outros pensadores da época, todavia Montessori foi a idealizadora desse método que tem como preocupação maior as peculiaridades da infância. Na sala de aula, ela propõe que além do planejamento voltado totalmente para aquilo que á criança é capaz, ela propõe móveis pequenos, tais como cadeirinhas, mesinhas, portas baixas, tomadas de luz na altura da criança, tudo para que a criança possa vivenciar as aprendizagens de maneira cocnreta, pomovendo sua independência, dando a ela um lugar no mundo dos adultos também. Outro ponto importane é a crianção do Material Dourado, exemplo de recurso utilziado por Montessori para fazer com que as criança saprendesse de maneira mais simples e reals a aritmética. Destaca-se que Maria Montessori propunha ainda classes agrupadas, pois as salas deviam exemplificar o que acontecia em casa, a família é também uma classe agrupada, com pessoas de idades variadas convivendo diariamente. Para exemplificar o que foi encontrado na pesquisa bibliográfica, realizou-se uma pesquisa de campo em uma escola que utiliza o Método Montessori, o que fez com que ficasse evidente a teoria desenvolvida e a prática em sala de aula.
Referências
ANGOTTI, Maristela. Maria Montessori: uma mulher que ousou viver transgressões. In: FORMOSINHO; KISHIMOTO; PINAZZA (orgs). Pedagogia (s) da Infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 95-113.
FREITAS, R. C. O. Um ambiente para operações virtuais com o material dourado. 2004. 190 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2004. Disponível em: http://ronyfreitas.tripod.com/producao/Dissertacao.pdf. Acesso em: 20 de novembro de 2025.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LILLARD, Paula Polk. Método Montessori: Uma introdução para pais e professores. 1ª Ed. São Paulo: Manole Editora.
MONTESSORI, Maria. Pedagogia Cientifica: a descoberta da criança. Trad. de Aury Azélio Brunetti. São Paulo: Flamboyant, 1965.
RÖHRS, H. Maria Montessori. Organização e tradução de Danilo Di Manno de Almeida e Maria Leila Alves. Recife, PE: Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).