PERDA DE CONTROLE EM VOO:

estudo de caso Air Midwest 5481

Authors

  • Leonardo Alesson Soares de Araujo Faculdade de Tecnologia em Aviação Civil - EJ Author

DOI:

https://doi.org/10.63656/1b6xwt41

Keywords:

Manutenção de Aeronaves; Peso e Balanceamento; Perda de controle em voo; Fatores Humanos na Aviação; Air Midwest voo 5481

Abstract

Em oito de janeiro de 2003, a aeronave Beechcraft 1900D efetuando o voo Air Midwest 5481 caiu logo após a decolagem do Aeroporto Internacional Charlotte-Douglas, Carolina do Norte, EUA. Os dois tripulantes e os 19 passageiros a bordo faleceram no local da queda. Segundo o National Transportation Safety Board, o que provavelmente causou o acidente foi a perda de controle em voo logo após a decolagem.  Tal acontecimento teve como fatores contribuintes a falha no serviço de manutenção ao ajustar o cabo do profundor, bem como o inadequado programa de peso e balanceamento da Air Midwest na época. 

References

NTSB. National Transportation Safety Board. Loss of Pitch Control During Takeoff Air Midwest Flight 5481 Raytheon (Beechcraft) 1900D, N233YV Charlotte, North Carolina January 8, 2003. Disponível em: https://www.ntsb.gov/investigations/AccidentReports/Reports/AAR0401.pdf. Acesso em: 11 abr. 2025.

REASON, J. Managing the risks of organizational accidents. Burlington: Ashgate. 1997.

Published

2025-04-03

How to Cite

DE ARAUJO , Leonardo Alesson Soares. PERDA DE CONTROLE EM VOO:: estudo de caso Air Midwest 5481. EJ News, [S. l.], v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.63656/1b6xwt41. Disponível em: https://ejnews.ej.edu.br/ej/article/view/10. Acesso em: 29 apr. 2025.