PERDA DE CONTROLE EM VOO:

estudo de caso Air Midwest 5481

Autores/as

  • Leonardo Alesson Soares de Araujo Faculdade de Tecnologia em Aviação Civil - EJ Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.63656/1b6xwt41

Palabras clave:

Manutenção de Aeronaves; Peso e Balanceamento; Perda de controle em voo; Fatores Humanos na Aviação; Air Midwest voo 5481

Resumen

Em oito de janeiro de 2003, a aeronave Beechcraft 1900D efetuando o voo Air Midwest 5481 caiu logo após a decolagem do Aeroporto Internacional Charlotte-Douglas, Carolina do Norte, EUA. Os dois tripulantes e os 19 passageiros a bordo faleceram no local da queda. Segundo o National Transportation Safety Board, o que provavelmente causou o acidente foi a perda de controle em voo logo após a decolagem.  Tal acontecimento teve como fatores contribuintes a falha no serviço de manutenção ao ajustar o cabo do profundor, bem como o inadequado programa de peso e balanceamento da Air Midwest na época. 

Referencias

NTSB. National Transportation Safety Board. Loss of Pitch Control During Takeoff Air Midwest Flight 5481 Raytheon (Beechcraft) 1900D, N233YV Charlotte, North Carolina January 8, 2003. Disponível em: https://www.ntsb.gov/investigations/AccidentReports/Reports/AAR0401.pdf. Acesso em: 11 abr. 2025.

REASON, J. Managing the risks of organizational accidents. Burlington: Ashgate. 1997.

Publicado

2025-04-03

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

DE ARAUJO , Leonardo Alesson Soares. PERDA DE CONTROLE EM VOO:: estudo de caso Air Midwest 5481. EJ News, [S. l.], v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.63656/1b6xwt41. Disponível em: https://ejnews.ej.edu.br/ej/article/view/10. Acesso em: 15 jun. 2025.